Translate

31 maio 2011

Valor Econômico 2

É louvável que um jornal econômico dedique seis páginas (incluindo os anúncios) sobre a IFRS. É bem verdade que este jornal beneficiou-se com a adoção das normas, já que o número de balanços publicados aumentou significativamente. Mas parabéns ao Valor Econômico pela iniciativa.

Os aspectos abordados são aqueles mais relevantes: a história das normas, a preparação dos profissionais, as novas mudanças, os setores mais atingidos ou onde ainda existem polêmicas (pequenas empresas, construção e financeiro).

Não resta dúvida que devemos adquirir este número e ler com bastante atenção. Apresentamos, neste blog somente um breve resumo do conteúdo, mas recomendamos uma leitura completa do próprio jornal.

Entretanto, parece que faltou algo a mais. Os textos são enviesados, favoráveis as normas. Personagens relevantes não foram citados (Eliseu Martins, Ariosvaldo, alguém do Conselho, do governo federal), focando os auditores (amplamente favoráveis as mudanças, já que estão patrocinando-as através dos largos financiamentos ao Iasb) e alguns pesquisadores específicos.

É inegável que a adoção das normas internacionais representou, para países como o Brasil, um grande avanço na sua contabilidade. Entretanto, existem problemas e “fazer de conta” que tudo é positivo não ajuda muito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário