Translate

03 maio 2011

Invadindo o mundo da tecnologia da informação – Parte 1

Invadindo o mundo da tecnologia da informação – Parte 1

[Série "Invadindo o mundo da ciência da informação": Portal CapesAgregador de FeedsDropbox,JabRefPlagius]

Eu amo a contabilidade, mas tenho uma queda pela ciência da computação e por sistemas de informações. Por isso resolvi escrever uma série de postagens para compartilhar alguns aplicativos e dicas que podem ajudar a sua vida de contador, pesquisador, leitor, estudante... Na próxima postagem da série falaremos sobre “dropbox”. (Incentivo, inclusive, a participação e sugestão nos comentários. Não sejam tímidos!).

Não sei se vocês se lembram de uma postagem do professor César em janeiro de 2009: “Por que os professores de contabilidade não blogam?”. Ao fim do texto ele afirma: “Alguns [professores] sequer conhecem os instrumentos de agregação de notícias, como o Google Reader (se o leitor não conhece, vale a pena conhecer. Entre na página do Google, cadastre usando um e-mail e faça um link para seus endereços preferidos, incluindo este, obviamente. Toda vez que tiver uma alteração no seu endereço você pode ter acesso através do Reader. Para vocês terem uma ideia, no meu Reader eu recebo em torno de 800 a 1000 alterações por dia, alterações que me ajudam a fazer atualizações diárias no Contabilidade Financeira.).” E por causa desse parágrafo hoje falaremos sobre agregadores de feeds.

Segundo a Wikipédia, o RSS é um subconjunto de dialetos XML que servem para agregar conteúdo ou "Web syndication", podendo ser acessado mediante programas ou sites agregadores. É usado principalmente em sites de notícias e blogs. Então os RSS nos ajudarão a organizar e aproveitar melhor os conteúdos que acompanhamos virtualmente.

Seguem algumas dicas de aplicativos vindas de um contadora e, portanto, sujeita a falhas.

Aplicativo on line: Aqui
O Google Reader foi criado com a idéia de tornar o mundo das notícias algo fácil e divertido de se desfrutar com eficiência. A interface e utilização é semelhante ao de outros aplicativos do Google e tem a vantagem de poder ser acessado por qualquer computador, celular ou tablet com base no seu login (assim como o realizado para logar o Gmail). O Google Reader foi extinto. O público em geral ainda está se acostumando com a ideia. Aplicativos alternativos: G2Reader, Feedly, The Old Reader.



Aplicativo de graça:
Leitor de Notícias: Aqui
Além dos feeds que você cadastra (dos sites que você quer seguir), esse programa também mostra as principais manchetes de jornais.

SpaceTime: Aqui
Caso você procure algo moderno e fora do habitual, esse é o programa pra você. Como é um programa pesado, é indicado para computadores mais atuais.

Aplicativo que provavelmente já existe no seu computador:
No Microsoft Office 2007 vem o Microsoft Outlook 2007, equipado com agregador de feeds. Segundo o software: “Depois de assinar um RSS Feed, os títulos serão exibidos em suas pastas de RSS. Os itens de RSS são exibidos de forma semelhante às mensagens de email. Quando você vir uma mensagem que lhe interesse, basta clicar no item ou abri-lo.” Mais informações aqui.

Após selecionar o programa de sua preferência, pesquise o endereço RSS dos sites pelos quais você se interessa. Alguns colocam uma ferramenta no próprio blog na qual está escrito “RSS Feed” ou há o símbolo:. Porém, mesmo que o site não disponibilize claramente o RSS, você poderá digitar Alt+J que aparecerá o endereço, caso o site possua feeds. O dessa página, por exemplo, é: http://contabilidadefinanceira.blogspot.com/feeds/posts/default.

Escolhido o programa, pesquisados os RSS, você poderá cadastra-los e acompanhar de forma mais oportuna os conteúdos que te interessam. Que tal? Boa leitura!

5 comentários:

  1. Isabel.

    Segue algumas dicas que já cataloguei e que podem de alguma forma ser útil nesta sua compilação:
    Dicas Internet
    Dicas Informática
    Dicas Informática 2
    Dicas Informática 3
    Dicas Internet

    ResponderExcluir
  2. Isabel, adorei a postagem, e já estou utilizando suas dicas para atualizar meu Blog. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Que bom Polyana! Nos avise caso se interesse por mais aplicativos que ajudem os demais usuários do nosso blog!
    Abraços,
    Isabel

    ResponderExcluir
  4. Pessoalmente, uso o Flipboard para ler notícias no iPad ou Android.

    ResponderExcluir