Translate

29 abril 2011

Expansão do PIB no Brasil mascara vulnerabilidades

Por Pedro Correia

O jornal britânico “Financial Times” publicou em seu site um artigo segundo o qual a forte expansão da economia brasileira “mascara vulnerabilidades crescentes”. [1]

“Em meados dos anos 1960, o Brasil estava no meio de um ‘milagre’ conduzido pelo Estado e com investimentos financiados por meio do endividamento. A fantasia de crescimento rápido ruiu durante a crise da dívida latino-americana nos anos 1980”, afirma o texto, de John Paul Rathbone, o editor do “Financial Times” para a América Latina.

Veja alguns argumentos usados pelo autor:

- O mesmo modelo dos anos 1960 e 1970, que combina investimento liderado pelo Estado e dívida alta, é “parcialmente responsável” pela atual “prosperidade” do País, diz Rathbone.

- O “boom” do mercado de commodities é um dos responsáveis pelo bom momento do Brasil atual. Se os preços das matérias-primas estivessem no mesmo patamar de 2005, diz o autor, a balança comercial brasileira não teria um superávit de US$ 23 bilhões, mas um déficit de US$ 20 bilhões.

- “O real é a moeda mais sobrevalorizada entre as principais do mundo”, o que leva a indústria a pedir ao governo “o mesmo tipo de tarifas de proteção que caracterizaram o fadado modelo econômico de tempos anteriores”.

Para que o País aproveite o bom momento, Rathbone acredita ser necessário dar eficiência ao Estado, poupar parte do dinheiro obtido com as commodities e destiná-lo a programas sociais “quando tempos mais apertados chegarem”, melhorar a educação e a infraestrutura e manter a estabilidade macroeconômica. “É uma tarefa difícil”, afirma Rathbone. Ele está no Rio de Janeiro por ocasião de um encontro do Fórum Econômico Mundial na América Latina.

Tradução de Sílvio Guedes Pinto

[1] De volta à Era Geisel

Nenhum comentário:

Postar um comentário