Translate

18 abril 2011

Comportamento e o Mundo Real

Para os decisores, o fascínio é evidente. A economia comportamental promete ajudar a resolver difíceis problemas sociais, de consumo de energia a epidemia de obesidade, com custos relativamente limitados, sem taxas adicionais ou regulamentações onerosas. 
É sempre encorajador ver políticos abraçar as idéias da ciência, a procurar aplicações práticas para as pesquisas mais recentes. Devemos querer nossas leis e regulamentos que devem ser fundamentadas em uma visão exata de como tomamos decisões. 
E os resultados iniciais de muitas dessas políticas têm sido humilhante. Considere os novos regulamentos em Nova Iorque exigindo a lista de restaurantes o conteúdo calórico de todos os itens do menu. (...) Em vez disso, as primeiras análises por pesquisadores da Universidade de Nova York e de Yale descobriram que, uma vez que a lei foi promulgada, a média do freqüentador dos restaurante foi realmente comprar um pouco mais de calorias. (...) 
Enquanto as contas de energia tradicionais informam aos clientes apenas o seu próprio consumo, estas contas comparam diretamente com seus vizinhos. A esperança era que o proprietário iria competir para consumir menos energia. Mas o uso caiu apenas 1,5%. Isso não vai fazer muito para a independência energética e de combate às alterações climáticas. 
Há dois problemas com essas reformas inspiradas economia comportamental. A primeira é que os nudges dos decisores políticos têm de competir contra os nudges do mercado. Uma refeição fast-food pode conter um número assustador de calorias, mas também é deliciosa. Nestes casos, o empurrão que apela para o nosso lado irresponsável muitas vezes ganha. 
O segundo problema é que esses toques são mal equipados para resolver problemas espinhosos da sociedade. Tome o consumo de energia. Como os economistas comportamentais George Loewenstein e Peter Ubel têm apontado, a maneira mais eficaz de reduzir o consumo de energia é aumentar o seu custo através de altos impostos sobre o carbono. Esta solução, evidentemente, não é popular ou moda, que é por isso que a maioria dos políticos não estão interessados. (...) 
Nunca é fácil para aplicar a mais recente teoria da natureza humana para seres humanos reais.Só porque temos uma melhor compreensão de como a mente funciona, não significa que pode sempre fazê-lo funcionar da maneira que queremos. 

 Is 'Nudging' Really Enough? – Wall Street Journal - 16 Abr 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário