Translate

28 março 2011

Wal Mart

A Suprema Corte dos EUA ouvirá, a partir de terça-feira, os argumentos das partes para decidir se leva adiante a maior ação coletiva de todos os tempos, por discriminação de trabalhadoras no Walmart, a maior rede varejista do mundo. A ação, de 2001, pode incluir de 500 mil a 1,6 milhão de mulheres, segundo diferentes cálculos, e custar bilhões de dólares em indenizações.
Em duas instâncias anteriores, a Justiça decidiu pelo prosseguimento do caso. O Walmart quer a rejeição do processo, argumentando que incluiu mulheres em diversos cargos em suas 3.400 lojas nos EUA. Afirma que suas políticas proíbem a discriminação e que a maioria das decisões gerenciais é adotada nas lojas ou regionalmente, e não no escritório central. O que pode ter havido, alega, são casos isolados.
O advogado Brad Seligman, que concebeu e apresentou a ação há dez anos, diz que a média salarial anual de uma mulher no Walmart é de US$ 13 mil - cerca de US$ 1.100 abaixo da masculina. Além disso, o processo indica que as mulheres estão sub-representadas na rede, com 14% das gerências e 80% dos cargos inferiores. A empresa afirma que as mulheres são dois terços de todos os seus empregados e que, em 2001, elas eram dois terços dos gerentes.
Justiça dos EUA avalia processo contra o Walmart por discriminar mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário