Translate

11 março 2011

Solucionando o paradoxo da poupança na Espanha

Solucionando o paradoxo da poupança na Espanha - Postado por Pedro Correia
Esta é uma maneira criativa de fazer com que as pessoas gastem suas poupanças :
Uma pequena cidade no norte da Espanha decidiu reintroduzir a antiga moeda espanhola - a peseta - juntamente com o euro para dinamizar a economia local.
Os lojistas em Mugardos querem que as pessoas não esqueçam o antigo dinheiro e gastem. Até 2002 a peseta era a moeda oficial da espanha. No entanto,a crise econômica da Espanha tem forçado algumas mudanças. Os tempos difíceis fizeram que milhares de negócios fechassem e mais de dois milhões ficaram desempregados.
Mais de 60 lojas em Mugardos, uma pequena vila de pescadores na Galiza, na costa norte da Espanha, estão aceitando a Peseta novamente para todas as compras.

Este é um bom lembrete de que ainda estamos na clássica situação descrita pela noção de "paradoxo da poupança ". O boom que levou à Grande Recessão (em Espanha, tanto como em os EUA) foi em grande parte o resultado de excesso de endividamento das famílias. Nos últimos dois anos as famílias têm sido levadas a reduzir as dívidas, salvando mais (ou pagando suas dívidas, conforme o caso). Esta é uma notícia muito boa para as famílias, bem como para as perspectivas de médio prazo para a recuperação.

Mas o paradoxo é que, o que é bom para as famílias - reconstruir suas contas - é ruim para a economia. Para desencadear uma sólida recuperação no curto prazo ,as famílias precisam estar dispostos a gastar, e não economizar.

Este plano de recuperação permite que as pessoas utilizem as pesetas que estavam debaixo do colchão e , simultaneamente, reduzam as suas dívidas em euro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário