Translate

03 março 2011

Por que situação do Brasil é preocupante?

O Brasil é a letra inicial dos BRICs. A economia está crescendo, os investimentos confirmam um otimismo, iremos sediar dois eventos esportivos internacionais etc. Mas a situação do Brasil é confortável?

Um relatório da Nomura mostra uma situação desconfortável. Veja o seguinte quadro, de setembro de 2010. Os ativos correspondem aos investimentos de brasileiros no exterior, além das reservas. Observe que os ativos brasileiros representam 548 bilhões de dólares, sendo 166 investimentos diretos no exterior e 275 bilhões em reservas. O grande problema é que estas reservas estão investidas em títulos de baixo risco, com baixa remuneração.


Agora o passivo. São 436 bilhões de dólares em investimento direto, 386 bilhões em ações, 221 em títulos de renda fixa e 156 em outros investimentos. Enquanto os ativos possuem um rendimento de 6,7%, o passivo é remunerado a 16,5%. A conta é simples:

Remuneração do ativo = 548 bilhões x 6,7% = 37 bilhões por ano

Remuneração do passivo = 1205 bilhões x 16,5% = 199 bilhões

A diferença é de 162 bilhões. Como cobrir esta diferença? Uma resposta é através da balança comercial. Mas sabemos que o desempenho nos últimos anos tem sido decepcionante, em parte por conta do câmbio.

Outra possibilidade é a transformação do país em exportador de petróleo. Mas será possível isto a curto prazo?

O Financial Times, ao analisar o relatório da Nomura, faz algumas ponderações: (a) a análise é realizada usando suposições históricas, que podem não repetir; (b) a economia brasileira ainda é muito fechada, indicando que os fatores internos podem ser relevantes; e (c) existe uma grande semelhança com o Brasil da década de setenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário