Translate

04 março 2011

Por que os filmes afetam o comportamento do mercado?

Existem duas maneiras dos filmes que estão passando no cinema afetarem o mercado acionário. A primeira, através do desempenho do setor, que poderá afetar a bolsa. Se uma empresa de cinema, com capital aberto, obtém boas bilheterias, isto irá valorizar suas ações. É difícil acreditar que isto seja relevante já que o setor de cinema representa muito pouco do mercado de ações.

Uma pesquisa conduzida por uma professora da Universidade de Copenhague, Gabriele Lepori, descobriu que existe uma relação entre os filmes de comédia e o mercado (Positive Mood, Risk attitudes, and investment decisions: Field evidence from comedy movie attendance in the U.S.).

Nos dias de hoje, um filme quando estréia concentra suas forças na primeira semana de exibição. Nesta data, o filme ocupa muitas salas e as pessoas querem assistir o filme o mais cedo possível. Assim, nos dias atuais, é possível determinar os efeitos de um filme sobre o mercado acionário considerando a data de sua estréia (sexta-feira, geralmente) e o desempenho do mercado no dia seguinte (segunda-feira).

Lepori usou dados entre 1995 a 2010, que incluiu o número de pessoas que assistiram filmes e o tipo de filme. A questão explorada por Lepori são as comédias. Quando as pessoas assistem uma comédia isto pode ter efeito sobre o risco. Existem duas teorias aqui: uma afirma que o bom humor tende a sinalizar de forma positiva sobre o ambiente, aumentando o nível de risco assumido; outra, afirma que o bom humor tende a fazer com que os investidores desejem manter o status quo. Ou seja, há controvérsia na teoria se assistindo a uma comédia aumentaríamos ou reduziríamos o nível de risco.

O interessante do trabalho de Lepori é que ela isolou o efeito de outras variáveis. Com isto, a pesquisadora pode verificar se uma comédia de muito sucesso provoca uma redução no mercado acionário.

Leia Mais aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário