Translate

02 março 2011

Por que os CFO's se envolvem em manipulações contábeis?

Por que os CFO's se envolvem em manipulações contábeis? Por Pedro Correia

Há um velho ditado que "o dinheiro é a raiz de todo mal." Mas pesquisas recentes mostram que a motivação para alguns diretores a se envolver em manipulações contábeis tem mais a ver com a pressão dos CEOs (diretor-presidente) de suas empresas do que com dinheiro. Pesquisa realizada por vários professores de contabilidade da Universidade de Pittsburgh e da Universidade de Washington usaram uma amostra global de manipulações contábeis relevantes divulgados entre 1982 e 2005, para investigar os custos e benefícios associados com divulgação intencional de informações financeiras fraudulentas por parte dos CFOs (diretor-financeiro).
O que a pesquisa mostra é que os CFOs não são os instigadores de manipulações contábeis. Em vez disso, os CEOs, especialmente os poderosos, que têm patrimônio elevado, exercem enorme influência sobre as decisões de divulgação financeira dos CFOs. Assim, os CFOs estão respondendo mais a pressão CEO do que estão na busca pessoal de benefícios financeiros imediatos. Como resultado, o papel fiscalizador dos CFOs sobre relatórios financeiros é prejudicado por essa pressão dos CEOs.

Os resultados gerais do estudo sugerem uma falha de governança corporativa e têm implicações para a reforma da governança corporativa. Embora, algumas pessoas tenham colocado o foco na remuneração baseada em ações e seus efeitos sobre os falsos números contábeis dos CFOs, esta pesquisa sugere que refazer os pacotes de remuneração de para os diretores financeiros não é a única resposta. Melhorar a independência do CFO, limitando a pressão de CEOs no CFOs poderia também melhorar a qualidade dos relatórios financeiros. Uma possível forma para alcançar isso seria ter conselhos ou comitês de auditoria mais envolvidos na avaliação de desempenho do CFO .
Artigo completo : Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário