Translate

23 março 2011

Por que o contador influencia a medida?

Podemos dizer que o contador é o profissional responsável por medir o desempenho de uma entidade. Neste sentido, também é possível afirmar que este profissional não é isento quando faz sua medida.

Para entender melhor isto, vamos voltar a física. Mais especificamente, ao princípio da incerteza de Heinseberg. Heinseberg afirmou que quando tentamos medir uma posição de um elétron, a medida em si faz com que o elétron mude de posição. Ou seja, a física afirma que medir influencia no objeto que está sendo medido.

Um conceito similar é conhecido na administração como Efeito Hawthorne. A experiência realizada no início do século passado mostrou que os funcionários da fábrica de Hawthorne tiveram seu comportamento afetado quando um grupo de pesquisadores começou observar seu desempenho.

Na contabilidade de custos é muito comum observar que nos processos de mensuração de tempo, o comportamento das pessoas se altera pelo fato de estarem sendo observadas. Assim, quando se pretende medir o tempo de execução de uma tarefa, para a implantação de um sistema de custos, faz-se necessário desconsiderar as primeiras medidas, pois estas estarão “contaminadas” pelo entusiasmo do funcionário.

A partir do momento que a contabilidade torna-se mais subjetiva, com alternativas para a escolha do profissional contábil, esta questão será cada vez mais relevante. Eis um bom tema para uma pesquisa de profundidade na área contábil.

Um comentário:

  1. Prezado Prof.,
    A meu ver, a solução seria deixar de informar quando haveriam essas medições de tempo. As medições estariam sempre "contaminadas", se avisadas. Gostaria de me aprofundar nessa pesquisa. Um abraço.

    ResponderExcluir