Translate

21 março 2011

Por que nem sempre a Receita é uma boa medida de desempenho?

A receita de uma empresa tem sido usada para medir o porte, informando quais são as empresas que dominam um setor. Quando a imprensa divulga as receitas dos maiores varejistas do país, no fundo estaria divulgando uma informação aproximada das maiores empresas. Se três ou quatro empresas possuem grande parte da receita de um setor, podemos dizer que o setor aproxima-se de um cartel. Mas a informação de receita possui alguns problemas. Iremos comentar três delas.

A primeira, é que receita que geralmente é evidenciada pode esconder o porte real da empresa. Quando coletamos a informação de receita numa demonstração de resultado, devemos ter o cuidado de usar a receita líquida de impostos e devoluções. Além disto, uma empresa pode ter boa parte de sua receita em atividades financeiras, que poderia não ser incluída no valor da receita.

Em segundo lugar, a receita não informa o esforço real da empresa na cadeia de valor. Uma indústria que possui muita agregação de valor terá uma receita igual a outra que adquire o produto quase pronto e agrega pouco valor.

Finalmente, em alguns setores a informação de receita, sozinha, talvez não seja tão relevante. Considere o caso de um hotel. A receita gerada por uma unidade pode ser enganosa se não levar em consideração a capacidade, ou seja, o número de quartos. Por este motivo, neste setor, a informação RevPAR (Revenue per Available Room ou receita por quarto disponível) é muito importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário