Translate

29 março 2011

Novas Normas para Trabalhos Acadêmicos

Novas Regras para Trabalhos Acadêmicos – Por Isabel Sales

Esse mês foi publicada uma nova versão pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT da NBR 14724 que se refere a trabalhos acadêmicos. A nova norma, válida a partir de 17 de abril de 2011, tem como principal alteração o espaçamento, antigamente duplo, agora de 1,5. Fiquem atentos!!! Ademais, pelo que percebi, as mudanças foram:

- A identificação das ilustrações (quadros e gráficos, inclusive), que era na parte inferior, passou para a superior.

- O indicativo de seção ganhou mais informações: “os títulos das seções primárias devem começar em página ímpar (anverso), na parte superior da mancha gráfica e ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Títulos que ocupem mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título.”

- As notas de rodapé ficavam separadas por um espaço simples de entre as linhas e por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda. Agora o filete é de 5 cm. Além disso, as notas de rodapé “devem ser alinhadas a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente, sem espaço entre elas e com fonte menor”.

- A capa (obrigatória) e a lombada (opcional) deixaram de ser “elementos pré-textuais” e passaram a ser classificados como “parte externa”. A “parte interna” é composta pelos “elementos pré-textuais”, “elementos textuais” e “elementos pós-textuais”.

Aqui: Para quem deseja adquirir essa ou outras normas da ABNT

Aqui e Aqui: Para mais sobre a ABNT publicado anteriormente no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário