Translate

15 março 2011

Indicadores Antecedentes

Postado por Pedro Correia




Há alguns dias eu estava ‘passeando’ no site da OCDE e me deparei com a notícia de que os CLIs de dezembro tinham sido divulgados. Mas foi aí que surgiu a pergunta: “Que diabos são esses Leading Indicators? “. Foi então que eu resolvi pesquisar um pouco mais sobre esses indicadores. Os Leading Indicators conhecidos como ‘Indicadores Antecedentes’ em português, são basicamente índices que, geralmente, apontam, em antecedência (daí o nome), o curso da economia. Esses indicadores antecipam os pontos de viragem da economia, com alguns períodos de antecedência. Um bom exemplo disso é retorno das Bolsas de Valores, que geralmente, começa a cair antes que a economia como um todo caia. Em especial, os CLIs (Composite Leading Indicators), indicadores compostos antecedentes, são o resultado da agregação de diversas variáveis que manifestam ter um comportamento avançado face ao ciclo econômico. Ou melhor face ao ciclo da produção industrial, que é a Proxy usada pela OECD para avaliar a atividade econômica. O ciclo, usando a definição da OCDE , refere-se a desvios em relação a tendência de longo prazo.

Para os que querem mais informações sobre esses indicadores da OCDE, aqui tem a descrição completa dos índices e a metodologia utilizada para seu cálculo.


Fonte:CLI (COMPOSITE LEADING INDICATORS) in NEPOM

4 comentários:

  1. Isso foi uma copia do Blog do Nepom! Esse post é original de nepom.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. que feio ein! copiando post dos outros e ainda por cima fazendo-os como seu

    ResponderExcluir
  3. Prezados,

    Com respeito ao comentário acima, peço verificar que o endereço foi citado no link.

    ResponderExcluir
  4. Caros leitores,

    Desculpem minha falha. Não evidenciei a fonte e o autor de forma apropriada.No entanto, o texto está em itálico e o link da fonte os leva para o excelente site dos alunos de economia do Ibmec-MG. Donde foi retirado o texto da postagem.

    ResponderExcluir