Translate

25 março 2011

A esmola é demais, os mercados são eficientes, o almoço não é de graça e o Santo desconfia

Postado por Pedro Correia

Os economistas criaram o princípido da “Hipótese dos Mercados Eficientes” (HME). O nome, a primeira vista, pode assustar alguns, mas a idéia não nada complicada. A grosso modo, ela quer dizer que as melhores oportunidades de lucro na economia já foram exploradaspor alguém. É impossível conseguir ganhar um lucro acima do normal usando informações que já estão disponíveis. A única maneira de obter um lucro extraordinário é descobrindo algo novo,alguma informação nova que é desconhecido do público em geral. Tal situação é extremamente dificil de acontecer. A performance de uma pessoa não pode ser sistematicamente melhor do que
o mercado em geral. As melhores e mais óbvias oportunidades de lucro são sempre ocupadas primeiro, por isso, não é algo simples superar o mercado.

Para ilustrar esse princípio, é sempre bom lembrar da piada que sempre é contada quando se explica a HME:

Dois amigos caminham em uma rua deserta. Uma dessas deles é um economista.
Seu amigo olha para o chão e grita para o economista: “Olha só! Uma nota de 100 reais no chão!”. Quando o amigo começa a correr em direção a nota, o economista diz: "Não diga bobagens! Se realmente existesse uma nota de 100 reais ali, alguém já teria achado!”

Isso tem tudo a ver com o ditado: "Quando a esmola é demais o santo desconfia". Quando ouvimos falar de uma oportunidade de lucro “rápido e fácil”, a nossa tendência é de desconfiar. “Se é tão fácil assim, porque não existem mais pessoas fazendo?”, nós nos perguntamos. É difícil aceitarmos a idéia de que exista uma oportunidade de lucro fácil que ainda não foi aproveitada. Quando pensamos nisso, no fundo,nós estamos pensando a Hipótese dos Mercados Eficientes. As oportunidades de lucro fácil já deveriam ter sido aproveitadas por outras pessoas. Na grande maioria das vezes, essas oportunidades acabam não sendo tão “fáceis” quanto nos informaram que seria. Algumas vezes essas oportunidades se revelam um golpe, ou simplesmente acabam dando muito errado. Raras são as vezes em que esses negócios são realmente uma oportunidade ainda inexplorada e realmente se tornam lucrativos.

Texto de Guili Stein

Nenhum comentário:

Postar um comentário