Translate

02 fevereiro 2011

Por que se faz tanta pesquisa com o mercado acionário?

Sejamos honestos. A maioria das pessoas que conhecemos não sabe para que serve o mercado de ações. E a imagem que temos, de um bando de pessoas gritando, de maneira desesperada, não ajuda muito. É bem possível que o leitor seja investidor neste mercado, quando ele compra cotas de fundos de investimento, mas é provável que não queira saber muitos detalhes sobre o que ocorre lá.

Entretanto, os pesquisadores parecem que adoram estudar o mercado acionário. Qual a razão disto?

A principal explicação para a existência de inúmeras pesquisas com informações do mercado acionário diz respeito ao termo “mercado”. A comercialização de ações das empresas ocorre num local mais próximo de um “mercado ideal”. Com a vantagem de que as transações são registradas pela bolsa de valores e ficamos sabendo dos resultados.

Assim, se queremos saber como as pessoas reagem às notícias ruins da economia, procuramos verificar como o mercado acionário reagiu quando ocorreu a crise financeira. Se pretender estudar o efeito de uma aquisição de uma empresa, basta comparar os preços das ações antes e depois que a notícia circulou. Caso queira saber se o risco aumentou ou não, verificou se as negociações ocorridas mostram um “nervosismo” das pessoas que estão comprando e vendendo ações.

Para o pesquisador, usar o mercado acionário é a maneira mais fácil de responder muitas perguntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário