Translate

10 fevereiro 2011

Por que os professores contadores são tão conservadores?

Na vida acadêmica, os professores de contabilidade são “caretas”, com respeito às posições sociais. Ou, reacionários, conforme um termo mais comum.

Uma possível explicação para isto é que de uma maneira geral os professores são mais liberais que a maioria da população. Tendem a apoiar temas como homossexualidade, aborto, defesa dos índios, reforma agrária, governo Chavez etc. Assim, o parâmetro do professor acadêmico faz com que uma pessoa “do centro” seja visto, dentro do ambiente acadêmico, como reacionário. Mesmo que o professor de contabilidade seja mais liberal que a média da população, dentro do ambiente acadêmico será visto como reacionário. É uma questão de parâmetro.

Outra explicação está no próprio objeto de trabalho. Um professor de contabilidade está ensinando algo relacionado a lucro, acionista, investidor, aumento de receita e outras coisas mais. É difícil imaginar alguém que não acredita no lucro ensinando contabilidade. E se o professor ensinar finanças, a posição a favor do mercado, e contra a participação do estado na economia, é mais acentuada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário