Translate

11 fevereiro 2011

Por que nós usamos Cartões de Débito e não Cartão de Crédito?

Quando nós fazemos nossas compras podemos pagá-las com dinheiro, cartões de débito ou cartão de crédito. Se não existir nenhuma diferença entre o preço nas diferentes modalidades, o cartão de crédito é mais vantajoso. A razão disto é o valor do dinheiro no tempo: é preferível pagar amanhã uma despesa a pagar hoje. Entretanto, mesmo com as alternativas, alguns consumidores insistem em efetuar o pagamento no cartão de débito.

As possíveis explicações são as seguintes. Primeiro, as pessoas possuem uma contabilidade mental, em que algumas despesas são destinadas a serem pagas através do cartão de crédito (viagens, por exemplo) e outras com cartão de débito (pagamento de combustível). Esta separação provavelmente deve ajudar no planejamento e controle financeiro.

(Isto também ajuda a explicar por que algumas pessoas pegam um empréstimo no banco, pagamento juros de 4% ao mês, mas não usam os recursos existentes na caderneta de poupança, que rendem 0,6% ao mês. A contabilidade mental do indivíduo impede de “mexer” na caderneta de poupança)

Segundo lugar, as pessoas gerenciam os fluxos futuros. Sabendo que no futuro existirão despesas elevadas, uma forma de evitar gastos é usar agora o cartão de débito, deixando o cartão de crédito como uma reserva financeira. Assim, no início do ano existem muitas despesas (material escolar, impostos, etc) e neste momento o cartão de crédito pode ser utilizado até que a situação financeira volte ao normal.

Terceiro lugar, algumas pesquisas já mostraram que o uso do cartão de crédito induz a um maior consumo. Uma pequena parcela dos consumidores sabe disto e evitam o uso de cartão. Outra, talvez tenha uma intuição de que isto seja verdadeiro e adotam a mesma atitude.


Leia Mais: Why Do We Use Debit Cards when Credit Cards Make More Sense?

Nenhum comentário:

Postar um comentário