Translate

22 fevereiro 2011

Por que atuar no limite da capacidade pode ser ruim para uma empresa?

O presidente da Petrobrás afirmou que a empresa está operando no limite da capacidade de refino. E por esta razão deveria fazer elevados investimentos para garantir o refino de petróleo.

Na contabilidade de custos aprendemos que existem dois custos: o custo variável, que é afetado pela quantidade produzida e vendida; e o fixo, que não sofre influência da quantidade. O custo fixo também recebe a denominação de custo da capacidade exatamente por permanecer inalterado com a quantidade produzida. O gráfico tradicional de custo seria o seguinte:

Observe que as linhas escuras representam os custos fixos. Ao atingir um determinado patamar de produção e venda, a empresa necessita expandir suas operações, já que a capacidade existente não é suficiente. Assim, a linha do custo fixo apresenta um salto, como se fosse uma escada. Já o custo variável permanece com crescimento constante.

Entretanto, a figura é uma simplificação da realidade. Quando uma empresa aproxima-se da capacidade plena existem alguns custos que começam a aparecer: são os custos decorrentes da deseconomia de escala. Assim, na realidade o custo fixo não é uma linha reta: aproximando-se da capacidade máxima, o custo “fixo” tem um aumento, como visualizado na figura a seguir.

Observe que a nova figura do custo fixo apresenta um aumento próximo da capacidade plena.

Voltando ao caso da empresa Petrobrás. Ao confessar que a empresa está no limite da capacidade de refino o presidente está informando ao mercado que o custo deverá aumentar nos próximos meses. Além disto, diante da necessidade de novos investimentos, isto provocará um efeito sobre as despesas e dividendos para os acionistas. Ou seja, a projeção seria resultados menores para os próximos períodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário