Translate

16 fevereiro 2011

Orçamento

Afinal, orçamento faz parte da área contábil? Sim. Apesar do nosso ensino não enfatizar como deve a questão da elaboração do orçamento nas empresas privadas, algumas pesquisas recentes mostram a importância do estudo deste instrumento contábil-financeiro.

Em “Uma Análise das Características da Aplicação do Orçamento Matricial como Uma Ferramenta Gerencial”, Antônio Souza, Neiva Caires, Amanda dos Santos e Ewerton de Souza, da UFMG e da Universidade Federal de Lavras, mostram, através de estudos de casos, o uso do orçamento como instrumento de controle e seus benefícios. Os autores destacam, no entanto, que pode ocorrer problemas no comportamento e de falta de integração entre os setores.

Já “O Processo Orçamentário e Criação de Reservas em uma Instituição Hospitalar”, de Sheila Muritiba e Andson de Aguiar (da Fucape) o foco é a questão comportamental. Em especial, a propensão dos gestores em criar reservas. Usando questionários, os autores notaram que os administradores submetem orçamentos com metas fáceis de serem alcançadas.

O estudo “A Assimetria da Informação na Elaboração do Orçamento”, de Juliano de Faria, Sonia Gomes, José Maria Dias Filho e Vandenir Silva, todos da UFBA, faz um estudo da produção científica sobre a questão da assimetria da informação na elaboração do orçamento. Os autores verificaram que o volume de publicações é baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário