Translate

03 fevereiro 2011

IFRS na América Latina

Representantes de órgãos que emitem pronunciamentos contábeis do Brasil, Argentina, México, Chile e Venezuela se reunirão na sexta-feira, em Brasília, para começar a costurar um trabalho conjunto das entidades [1]. (...)

O objetivo é trocar experiências [2] sobre o processo de convergência para um padrão único e global de contabilidade, tendo como base o modelo internacional IFRS, e organizar as demandas da região [3], sempre que houver consultas públicas do Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (Iasb, na sigla em inglês) sobre novas regras a serem emitidas. (...)

A expectativa do presidente do Iasb, que deixa o cargo em julho deste ano, é que dentro de três anos 150 países estejam usando o modelo internacional de contabilidade. "Há cerca de 200 países no mundo. Os outros 50 passarão a ter problemas para explicar porque usam seu próprio modelo, especialmente [4] se a Securities and Exchange Commission (SEC), dos EUA, decidir por usar o IFRS ", afirma Tweedie. (...)

América Latina quer voz conjunta sobre normas contábeis - Valoronline (02/02/2011)

[1] A idéia se juntar os esforços para fortalecer as demandas da região. Mas o pressuposto de que as demandas são comuns é questionável. Será que os interesses brasileiros são os mesmos da Venezuela. Esperamos que não.
[2] Como o Brasil está na frente dos países citados - talvez exceto o Chile - a troca de experiências não irá trazer ganhos para nossos contadores.
[3] É interessante que nos últimos dias apareceram indicações que o processo de sugestões teria mais resultado através de uma centralização das sugestões.
[4] Observem a dependência do sucesso da convergência depende, efetivamente, dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário