Translate

11 fevereiro 2011

Efeito das IFRS

(...) Estudo inédito da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (Eaesp-FGV) diz que, assim como na primeira etapa do processo de convergência contábil, implementada em 2008, quando entrou em vigor a Lei 11.638, essa nova fase de migração para o IFRS completo trará, na média e em termos consolidados, crescimento expressivo no lucro líquido.

A conclusão reforça a tese de que a contabilidade antiga brasileira, na tradição da Europa continental e com forte influência do Fisco, era conservadora em comparação com as práticas usadas nos países de origem anglo-saxã. [1]

A partir de agora, em tese, os balanços vão tratar melhor os acionistas, em detrimento dos credores [2]- não só pelo efeito imediato em que os lucros maiores elevam base de distribuição de dividendos [3], mas principalmente porque haverá mais informação que interessa ao investidor [4] e os valores estarão mais perto da realidade [3].

(...) A pesquisa apontou que a segunda etapa de adoção das normas internacionais elevou o resultado líquido das empresas, na média, em 33% em 2007 e em 20% em 2008 [5]. No primeiro momento do processo de transição, em 2008, o efeito já havia sido positivo em 31% e 10%, respectivamente. (...)

Não são apenas os lucros que devem crescer com a adoção do padrão contábil IFRS. As notas explicativas que acompanham os balanços também aumentarão de forma significativa e, em muitos casos, vão dobrar de tamanho, afirma Bruce Mescher, sócio de auditoria da Deloitte e especialista em normas internacionais de contabilidade. (...)

Balanços da Nova Era Dão Mais Lucro - Valor Econômico Fernando Torres

[1] Considerando que no longo prazo os valores são iguais, não faz muito sentido esta afirmação.
[2] A segunda parte da frase não condiz com a primeira.
[3] Veja, com respeito a isto, reportagem do mesmo jornal, comentada aqui no blog.
[4] é questionável esta afirmação. A informação que interessa ao investidor já é divulgada. O que muda são os valores. Mas ninguém fez uma pesquisa para constatar isto.
[5] Esta afirmação só possível de ser feita com o ceteribus paribus. Ou seja, seria necessário manter tudo mais constante e verificar o efeito da adoção. Mas isto não ocorreu: neste período a economia cresceu, por exemplo, que impede de separar, efetivamente, a parcela decorrente da adoção das normas dos outros fatores. Entretanto, apesar disto, a adoção das normas internacionais em outros países realmente incrementou o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário