Translate

24 fevereiro 2011

Auditoria Governamental

A coordenação do Grupo de Normas de Auditoria Governamental (NAGs) do PROMOEX – Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros – se reuniu com o presidente do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler, com o Ministro substituto Marcos Bemquerer e técnicos do TCU, em Brasília. No encontro o coordenador Inaldo Araújo (auditor substituto de conselheiro do TCE/BA) fez uma breve retrospectiva sobre o projeto de aprovação das normas, que é de responsabilidade do Instituto Rui Barbosa (IRB), com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON) e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

O coordenador explicou que as discussões sobre a elaboração das NAGs começaram ainda em 2007. De lá pra cá já foram realizadas audiências públicas on line, aqui no Portal Nacional dos TCs (www.controlepublico.org.br), além de seminários e oficinas técnicas nacionais, com a participação de mais de 100 profissionais da área de auditoria das Cortes de Contas. As NAGs seguem as orientações das normas de auditoria da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI).

Resultados
Após a reunião o Ministro Benjamin Zymler ficou sensibilizado com a importância da aprovação de um conjunto único de normas para auditoria governamental no Brasil. Diante disso, ele determinou que até fim de março deste ano, a área técnica do TCU apresente um estudo sobre a possibilidade de convergência entre as NAGs e as normas de auditoria do TCU, chamadas de NATs, aprovadas em dezembro do ano passado.

Presidente do TCU determina estudo para convergência de Normas de Auditoria - 23 de Fevereiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário