Translate

03 janeiro 2011

Por que...?

Ao longo do semestre solicitei aos meus alunos de graduação que fizessem uma pergunta interessante e sugerissem uma resposta. Nos próximos dias irei postar algumas destas perguntas e sua possível resposta. O texto em itálico é de autoria do aluno.

Qual a razão dos frascos de shampoo e condicionador de cabelo não acabarem ao mesmo tempo? (C Avelino da Silva)

Em grande parte dos frascos, a recomendação de uso já indica que o shampoo deve ser usado duas vezes e que para melhores resultados o produto deve ser utilizado combinado com os demais itens da linha. As mulheres, principalmente, percebem que muitas vezes, porém, o shampoo e o condicionador não terminam juntamente. Desse modo, se o primeiro acaba, compra-se mais dele, pois já se tem o condicionador daquela linha. O frasco mais novo de shampoo, no entanto, irá durar mais do que o de condicionador que já estava em uso. Então, compra-se mais daquele condicionador e tem-se, assim, um ciclo de compra de produtos daquela linha, o qual gera certa fidelidade à marca por parte dos consumidores.


Em complemento a esta questão, qual a razão da tampa dos produtos serão grandes? Em geral as pessoas usam a tampa para medir a quantidade de produto que irão usar. Assim, tampas com "maiores" capacidades significa maior consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário