Translate

05 janeiro 2011

Por que...?

Ao longo do semestre solicitei aos meus alunos de graduação que fizessem uma pergunta interessante e sugerissem uma resposta. Postei, nos últimos dias, algumas destas perguntas e sua possível resposta. O texto em itálico é de autoria do aluno. Esta é a última pergunta da série.

Porque o nome do ativo das ações preferenciais da Vale S.A. é VALE5, sendo que ações preferenciais normalmente levam o sufixo 4? (L Sarquis Neves)

Uma das possíveis explicações para esse ativo ser VALE5 e não VALE4, como é geralmente as ações PN, deve-se ao fato de uns dos maiores investidores e importadores de minérios do Brasil ser a China. Na China, o ideograma do número 4 é parecido com o da morte, e como eles são tão superticiosos que evitam o número 4. Essa supertição lá é tão forte que muitos prédios lá não possuem o 4º andar. Afim de não assustar e desencorajar os investidores chineses, o ativo é VALE5. Isso se encaixa bem no conceito de moldura(framing) de finanças comportamentais, onde a forma de como a situação é apresentada irá afetar sua ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário