Translate

03 janeiro 2011

Por que...?

Ao longo do semestre solicitei aos meus alunos de graduação que fizessem uma pergunta interessante e sugerissem uma resposta. Nos próximos dias irei postar algumas destas perguntas e sua possível resposta. O texto em itálico é de autoria do aluno.

Por que os casais passam pela “Crise dos Sete Anos”? (M. Araujo)

A tão famosa “Crise dos Sete Anos” atinge uma boa parte dos casamentos, mas suas causas não estão relacionadas somente a problemas sentimentais. Alguns economistas já encontraram uma possível explicação relacionada ao planejamento financeiro dos casais.

Após a grande festa de casamento, viagens, gastos exorbitantes e muitos presentes, os casais se esquecem daqueles objetos que foram ganhos ou adquiridos naquele mesmo momento. A causa para a Crise estaria relacionada justamente com esse fato: todos os grandes eletrodomésticos, móveis e utensílios foram ganhos e começaram a ser utilizados ao mesmo tempo, logo, a sua depreciação e desgaste completo culminarão em um intervalo de tempo muito aproximado, finalizado aos sete anos tão temidos pelos casais.

Assim, a Crise ocorreria por um desgaste do casal, que, ao não planejar esse gasto significativo com a troca, reforma ou manutenção de todos esses itens, acabaria ficando sem aquele bem, encontrando dificuldades financeiras ou, principalmente, contraindo dívidas para suprir aquelas necessidades.

Para qualquer uma dessas conseqüências, o relacionamento enfrentaria pequenas discussões e desentendimentos, já que muitos gastos e caprichos deveriam ser deixados de lado naquele momento para que as finanças possam atender às necessidades e voltar ao equilíbrio.

Desta forma, a falta de planejamento financeiro seria a principal causa para a Crise. Os casais deveriam, portanto, programar-se financeiramente para esse momento: poupando uma determinada quantia durante os primeiros anos, destinada especificamente para atender aos gastos com o desgaste dos eletrodomésticos e móveis da casa. Aqueles que o fizerem, provavelmente não sofrerão todo aquele desgaste relacionado às finanças do casal. Claro que as finanças não são determinantes na relação, mas corresponde a boa parte do sossego vivido pelo casal.

Um comentário:

  1. Este texto merece uma referência ao Livro: Casais inteligentes enriquecem juntos, de Gustavo Cerbasi, editora Gente, 2004, que traz um relato interessante às folhas 36 e 37.

    ResponderExcluir