Translate

18 janeiro 2011

Por que o nome é “passivo”?

As obrigações de uma entidade são denominadas de "passivo". Mas na linguagem popular o termo "passivo" diz respeito a algo "sem ação". Certamente os credores da empresa estão longe de serem indiferentes ao que ocorre com o seu dinheiro. Outro significado do termo, derivado da filosofia, é "possuído pela paixão". Novamente é difícil imaginar uma instituição financeira ou um fornecedor apaixonado pela empresa.

Em gramática, o termo passivo aproxima-se da concepção original: refere-se de quem não pratica a ação do verbo. Observe que o termo já está mais próximo da concepção contábil: o governo não pratica a ação de gerir a empresa, mas as obrigações tributárias existem. Aqueles que emprestaram dinheiro para empresa, após aportarem os recursos, ficam pacientemente aguardando que a gestão da entidade faça bom uso do mesmo e possa, ao final do contrato, devolver os seus recursos. Agem assim de forma paciente, de maneira passiva, sem intrometer nos negócios da empresa.

A origem da palavra refere-se ao latim, conforme explica o dicionário Houaiss de "suscetível de paixão". Além disto, o verbo está associado ao "sofrer".

2 comentários:

  1. Parabéns professor pelos últimos tópicos escritos, por você, sempre gostei dos seus comentários. Seria muito bom criar pelos menos um tópico diário seu.

    ResponderExcluir
  2. Rir é mesmo o melhor remédio: "é difícil imaginar uma instituição financeira ou um fornecedor APAIXONADO pela empresa". Olha que a paixão não é muito exigente não hein!

    ResponderExcluir