Translate

27 janeiro 2011

Por que o crescimento econômico é difícil de ser medido?

Se você pesquisar o endereço do Banco Central, no Focus, irá encontrar uma estimativa do crescimento econômico previsto para economia brasileira. Pesquisando mais ainda, é possível achar a taxa de crescimento do país dos últimos anos. Mesmo com tanta precisão no cálculo do crescimento, os técnicos (estatísticos, economistas e outros) ainda não estão satisfeitos com a medida.

A principal razão é que as estatísticas são falhas e não conseguem refletir a economia real. Ou como os economistas gostam de falar: a taxa de crescimento do produto interno bruto é apenas uma proxy do crescimento verdadeiro. Num país onde a presença da economia informal é expressiva, como é o caso do Brasil, estimar o tamanho da economia é mais difícil ainda. Não sabemos, por exemplo, a qual a importância do trabalho manual feito pela artesã, que é vendido sem nota fiscal. De igual modo, só conseguimos mensurar o trabalho doméstico se o mesmo for feito por um empregado com carteira assinada. O trabalho doméstico feito por nós, sem a participação de um empregado fichado, não entra no cálculo.

As situações são as mais diversas e isto faz com que regularmente o processo de cálculo seja revisto, na tentativa de chegar a um valor próximo ao valor real.

Alguns técnicos estão tentando procurar medidas alternativas. Uma das mais criativas é olhar as imagens do mundo do espaço, durante o período noturno. Comparando um período com outro podemos encontrar diferenças que podem confirmar as medidas falhas dos economistas ou negá-las.

Veja a seguinte figura abaixo. Ela foi tirada das Coréias, entre os anos de 1992 e 2008. Observe que enquanto a parte norte permanece praticamente constante, o sul apresentou um aumento substancial na iluminação (pontos brancos, azuis, amarelos e vermelhos, sendo quanto mais próximo do vermelho maior a presença da luz). Isto significa que no período a Coréia do Sul apresentou um crescimento econômico muito maior que a Coréia do Norte.


Observe agora a outra figura. Na parte superior a esquerda temos Ruanda, em 1993. Na parte superior a direita, o mesmo país, um ano depois. Observe que a luminosidade diminuiu. Ou seja o país reduziu sua economia. A causa foi o massacre ocorrido naquele país em 1994. Dois anos depois, na parte inferior a direita, o país parece que recuperou dos problemas políticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário