Translate

24 janeiro 2011

Por que a moeda brasileira chama-se Real?

Em 1994, o governo Itamar conseguiu implantar com sucesso um plano de estabilização monetária no Brasil. Até então, o país convivia com uma elevada taxa de inflação, que chegou a atingir a 80% ao mês no final do governo Sarney. Ao escolher o nome da moeda, optou-se pelo nome "real". Existem algumas possíveis explicações para esta escolha.

A Wikipédia lembra que a primeira moeda do Brasil foi o "real", cujo plural era "réis". Nos tempos idos a economia não apresentava tanta instabilidade e usar este nome poderia ser interessante. Mas a escolha baseada no nome de uma moeda que já existiu parece uma grande falta de criatividade. Mas se observarmos o nome das últimas moedas temos: réis, cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo, cruzeiro e cruzeiro real. Ou seja, isto mostra que criatividade nunca foi o forte na escolha do nome da moeda no Brasil.

Outra possível explicação é a associação positiva que o nome real traz (ao contrário do nome "cruzeiro", por exemplo). Assim, o dicionário traz realçado, realeza, realidade, realização, entre outras palavras, todas com um aspecto positivo.

Finalmente uma possível explicação tem sua origem na matemática financeira. O termo "real" se contrapõe ao termo "nominal". Segundo a definição clássica de Irving Fisher, a diferença entre os termos corresponde à inflação. Um exemplo: quando calculamos um fluxo de caixa para valor futuro podemos usar uma taxa nominal, que incorpora a inflação, ou uma taxa real, que corresponde a taxa de juros sem a inflação. Observe que o nome Real para nossa moeda cria um pesadelo para o professor e o aluno de matemática financeira, pois temos uma palavra com dois significados distintos: "valores em reais" corresponde o montante em moeda brasileira; "valores reais" diz respeito ao valor quando se usa um fluxo de caixa real, sem inflação.

3 comentários:

  1. Sempre achei que se chamava Real em Referencia a Moeda Espanhola Real que na idade media era a moeda mais comum e conhecida do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome real foi escolhido por causa da música la violetera cantado por Sara Montiel . Eu escrevi o plano.

      Excluir