Translate

24 janeiro 2011

Microcrédito

Toda semana, Gary Becker e Richard Posner publicam um texto sobre um assunto na área econômica-financeira. Gary Becker é um dos mais brilhantes economistas, com teorias inovadoras aplicando a teoria econômica a situações como o crime. Já foi premiado com o Nobel na área. Posner é um inovador ao juntar direito e economia.

O assunto da semana é o microcrédito. Para quem não conhece, o microcrédito diz respeito a concessão de pequenos empréstimos a pequenos empreendedores localizados nos países subdesenvolvidos. O assunto virou moda quando da atribuição do Prêmio Nobel da Paz para Muhammad Yunus em 2006.

Na época Posner afirmou que o sucesso da idéia teria que ser demonstrada, já que não existia (não existe) uma evidência empírica sobre a eficácia do microcrédito em estimular a produção e reduzir a pobreza. "Eu não tenho nenhum conhecimento de um exemplo histórico de nação que saiu da pobreza através do crédito de financiamento a pequenos empreendedores", afirma Posner. Uma das razões é o fato da inadimplência ser muito reduzida. Se isto ocorre, é que existe uma grande seleção nos empréstimos, que se imitado por outras microfinanceiras, reduz substancialmente o alcance e a influência do microcrédito. Em 2010, o microcrédito na Índia foi acusado de cobrar taxa de juros elevadas e coagir pessoas. Medidas tomadas pelo governo indiano impuseram limites e controles. O mesmo ocorreu em Bangladesh e Nicarágua.

Recentemente Yunus reconheceu que existem instituições que visam lucro no segmento de microcrédito, que ele chamou de "sua própria raça de agiotas". Isto provavelmente incluiria bancos especializados no segmento, que abriram seu capital. Mas Posner lembra que o Banco Grameen é uma sociedade por ações, não uma entidade do terceiro setor. Isto é uma contradição.

Becker lembra o seu comentário em 2006 quando afirmou que "o crescimento econômico requer direitos de propriedade, incentivo a iniciativa privada, abertura ao comércio internacional, estímulo à educação, uma regulamentação e um governo razoavelmente honesto". Ou seja, microcrédito tem pouco a contribuir para isto. Afirma Becker que "nenhum economista sério na área de desenvolvimento sugere que as micro finanças tenha uma papel importante no desenvolvimento econômico das economias mais pobres". Becker não deixa de reconhecer o papel inovador do Banco Grameen, que descobriu maneiras diferentes que emprestar aos pobres, em especial para mulheres pobres muçulmanas. A solução, para Becker, é incentivar a concorrência entre os credores nas áreas remotas rurais, pois monopólios geralmente cobram taxas de juros elevadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário