Translate

23 janeiro 2011

Mercado de Trabalho

No Brasil, o principal motivo para que as empresas aumentem as contratações é o crescimento dos negócios - razão apontada por 62% dos entrevistados. De acordo com a especialista em recrutamento da Robert Half Marcela Esteves, este não é, entretanto, o único motivo. A demanda por executivos de finanças e contabilidade é impulsionada também pela entrada de empresas internacionais no país- elas buscam profissionais que, além de entender o sistema fiscal e tributário brasileiro, sejam responsáveis pelas primeiras ações dessas companhias no mercado local. "Normalmente são empresas que, antes de pensar em uma estrutura organizacional, buscam os executivos da área financeira. Isso porque eles organizam contratos, negociam com bancos e lidam com fornecedores, por exemplo".

(...) O contador, segundo a especialista, é uma peça-chave também para empresas que estão iniciando as operações no país. "Como o Brasil é muito complexo em termos fiscais e tributários, os profissionais dessa área têm bastante trabalho em explicar para os estrangeiros a alta carga de impostos e a exigência tão grande de controles, por exemplo", afirma. (Empresas procuram mais executivos para área contábil – Valor Econômico – 29 dez 2010)

É interessante notar que em nenhum momento comentou-se sobre a adoção das normas internacionais de contabilidade como uma variável que impulsiona o mercado de trabalho dos contadores. Duas explicações: ou realmente a adoção das normas não criou um mercado de trabalho para os contadores ou as pessoas entrevistadas esqueceram este aspecto.

3 comentários:

  1. Caro Professor excelente post. Trabalho na área de finanças e sei da importância deste profissional. Hoje escrevo um blog para ajudar os pequenos empresários e gestores da área com informações que não são difundidas pelo mercado. Parabéns pelo blog.
    O meu blog é http://gerenciarbem.blogspot.com
    Abraços
    Rodrigo Trevas

    ResponderExcluir
  2. Não creio que adoção das normas internacionais de contabilidade acarretem valorização do profissional contábil e, sinceramente, não vejo como este fator possa fazê-lo. Na minha opinião, o fator mais importante para valorização do profissional contábil está no respeito as prerrogativas profissionais deste (principalmente nas áreas de controladoria, auditoria e perícia). Já imaginaram se amanhã ou depois sai uma lei que decide que para ser auditor da receita ou dos tribunais de contas somente sendo bacharel em Ciências Contábeis (como deveria ser)? Até o perfil dos alunos da graduação seria abalado (positivamente, lógico).

    ResponderExcluir
  3. Gostei da opinião , Bom seria se fosse aprovado esta lei, assim dariam mais valor aos que estao se formando em facudades com um curso de bacharel em Ciencias contábeis. Vejam este Texto:
    O PERFIL DO CONTABILISTA NO SÉCULO XXI

    Júlio César Zanluca

    A presença do contabilista é cada vez mais imprescindível para a sociedade e para as organizações, sejam elas de finalidade lucrativa ou não.

    A principal característica desta profissão, no século XXI, será o conhecimento aplicado. Não menos importante, é que o contabilista precisa ser um profissional flexível, autodidata e preparado para enfrentar desafios de uma profissão na qual a competição e exigências crescem a cada dia.

    Sua função, neste século, pode ser considerada a de um gestor de informações. Seu conhecimento deve ser amplo, compreendendo as normas internacionais de contabilidade, legislação fiscal, comercial e correlatas.

    Outras habilidades imprescindíveis são: capacidade de se expressar de forma clara e sintética, ótima redação, domínio de recursos de informática (planilhas, textos, internet) e conhecimentos de estatística.

    O contabilista precisa conhecer e utilizar-se de relações humanas, além de técnicas de administração. Não pode ficar alheio ao mundo que o cerca, e precisará ler continuamente, tornando-se um autodidata por excelência. Precisa ser ético, ter capacidade de inovar e criar, desenvolvendo também sua capacidade de adaptação - pois mudanças fazem parte do cenário empresarial e corporativo.

    A área de atuação do profissional contábil é bastante ampla, oferecendo inúmeras alternativas de trabalho. Dentre algumas áreas, além da tradicional atuação na prática de escrituração contábil, destacam-se:

    1. Perícia Contábil - apuração de haveres, lucros cessantes, impugnações fiscais e avaliação de patrimônio líquido.



    2. Auditoria: exame e emissão de pareceres sobre demonstrações financeiras, controles internos e gestão.



    3. Fiscal: fiscalização de contribuintes ou de contas de entes públicos.



    4. Gestão de Empresas – administração de finanças, custos e fluxo de caixa e empreendimentos de qualquer porte.



    5. Gestão Pública – atuação em áreas de planejamento, finanças, administração e contabilidade pública.

    6. Atuarial - área estatística ligada a problemas relacionados com a teoria e o cálculo de seguros.

    7. Consultoria – aos 3 setores da sociedade (iniciativa privada, governos e ONG´s).

    8. Ensino – atuação em dezenas de disciplinas como Contabilidade Rural, Contabilidade de Custos ou Orçamento Público.

    ResponderExcluir