Translate

17 janeiro 2011

CRSP

Nas pesquisas na área de contabilidade e de finanças são comuns trabalhos que partem de uma base já pronta para fazer testes estatísticos e provar hipóteses. Tudo isto começou quando um reitor da Universidade de Chicago, Jim Lorie, criou, em 1960, o Centre for Research in Security Prices (CRSP, ou "crisp"). Podemos afirmar que a pesquisa moderna na nossa área tem um divisor: antes e depois do CRSP.

Antes da existe do Centro a pesquisa era mais teórica; após, mais quantitativa, com uso intenso de números. Segundo informação da revista The Economist (Data birth, 18 de novembro de 2010), um terço de todas as pesquisas empíricas nos últimos quarenta anos usou os dados do CRSP. Um dos primeiros trabalhos que aproveitou os dados do CRSP foi o texto de Eugene Fama, sobre a hipótese de mercado eficiente. Fama, na época, encontrou que o mercado segue um caminho aleatório (random walk) no preço das ações.


 

Com a criação da base de dados CRSP os economistas, subitamente, acreditaram que "finanças tornou-se mais científica", diz Robert Shiller, um economista da Universidade de Yale e um cético de longa dada da hipótese do mercado eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário