Translate

03 dezembro 2010

Twitter e o Mercado Acionário

O Twitter é sido considerado como um objeto de bobagens escritas por pessoas. Entretanto, duas pesquisas recentes mostraram que uma análise das mensagens postadas no Twitter pode revelar muito sobre o humor do mercado.

Apenas lembrando para aqueles que não sabem, o Twitter admite somente mensagens curtas, com um número restrito de caracteres. Entretanto, por uma série de motivos, esta limitação não impediu que inúmeras pessoas passassem a dedicar seu tempo postagens mensagens breves sobre os mais diversos tópicos.

Exatamente por isto, os sentimentos que estão relatados no Twitter passaram a ser de interesse dos pesquisadores. Usando uma base de dados com quase 10 milhões de tweets postados por quase 3 milhões de usuários, três pesquisadores investigaram o humor das pessoas. Eles consideraram somente as mensagens que continham palavras como “eu sinto” ou “eu estou”. Após terem obtido esta base de dados, eles classificaram as mensagens conforme o seu humor (ou falta de). Finalmente, tentaram verificar se o humor das mensagens teria uma capacidade preditiva do índice Dow Jones. Assim, os autores procuraram descobrir se o bom humor de um determinado dia refletia no mercado. A resposta foi sim, parece existir uma relação entre o humor das mensagens do twitter e o comportamento do mercado.

Uma segunda pesquisa procurou relacionar as mensagens do twitter que citavam explicitamente uma empresa com retornos anormais do mercado. Parece existir alguma relação. Além disto, os autores descobriram que novas informações são rapidamente incorporadas aos preços, sendo difícil explorar as ineficiências do mercado.

Referência: BOLLEN, Johan; MAO, Huina; ZENG, Xiao-Jun. Twitter mood predicts the stock market.

SPRENGER, Timm; WELPE, Isabell. Tweets and Trades The Information contento f Stock Microblogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário