Translate

16 dezembro 2010

Sobre a contabilidade

Veja o seguinte texto e os comentários:


Criar e manter valor na Contabilidade [1] é um desafio que envolve a partilha e troca de ideias sobre as mais recentes tendências comerciais e econômicas globais. Além disso, a discussão das atualizações sobre as novas normas internacionais, o desenvolvimento de novos conhecimentos e o reforço da competitividade nas questões relacionadas ao crescimento [2] são itens de relevância para os rumos da profissão contábil. Os temas foram debatidos no Congresso Mundial de Contabilidade (WCOA), que aconteceu em novembro no centro de Convenções de Kuala Lumpur, na Malásia. O contador Paulo Ricardo Pinto Alaniz, sócio-diretor de auditoria da BDO de Porto Alegre, esteve lá e compartilha com os leitores do JC Contabilidade alguns aspectos debatidos no evento.

JC Contabilidade - Quais as principais reflexões que ficaram a partir dos debates do Congresso Mundial de Contabilidade?

Paulo Ricardo Pinto Alaniz - A crise financeira mundial ocorrida em 2008/2009 criou novas e antigas [3] preocupações em relação à importância e ao papel de informações financeiras para análise de negócios. Na análise dos fatos ocorridos na última crise financeira mundial, destacam-se os aspectos de que não foi possível “parar” a crise [4] e não foi feito “alerta” [5] sobre o que poderia acontecer. Em decorrência desses fatos a consequência foi a perda de confiabilidade nas informações financeiras divulgadas. O tema central dos assuntos tratados no congresso é a sustentabilidade como imperativo global. Nesse sentido, foi estabelecida ênfase em relação à veracidade das informações divulgadas. A discussão foi centrada no fato de que a verdade produz demonstrações financeiras de qualidade. [6]

Contabilidade – Que desafios foram comentados como unanimidade no cenário contábil mundial?

Alaniz – Ficaram evidentes as dificuldades de criar indicadores de bases financeiras que possam ser comuns a todas as empresas [7]. A principal preocupação é de que não sejam criadas fantasias e sim demonstrada a realidade dos negócios.


Encontro na Malásia define novos rumos para a contabilidade mundial

O texto continua e pode ser lido no link acima.

[1] A contabilidade não cria valor. Ajudar a mensurar.
[2] Não sei se este item é relevante para profissão contábil.
[3] Como é criar “antigas preocupações”
[4] se tivesse sido possível parar a crise, não seria uma crise, correto?
[5] alerta foi feito (vide Taleb e o livro Cisne Negro)
[6] Não necessariamente. Não adiante relatar a verdade se você não tem instrumentos para isto. As características da informação contábil, existente no Pronunciamento Conceitual do CPC, pode ajudar a esclarecer isto.
[7] Este é um problema antigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário