Translate

30 dezembro 2010

Por que...?

Ao longo do semestre solicitei aos meus alunos de graduação que fizessem uma pergunta interessante e sugerissem uma resposta. Nos próximos dias irei postar algumas destas perguntas e sua possível resposta. O texto em itálico é de autoria do aluno.

O nível de poupança interna da economia chinesa está em torno dos 50% do PIB, enquanto que no Brasil essa relação não passa dos 20%. Por que isso ocorre? (D. Cavalcante)


Uma das explicações para isso é porque a poupança das famílias é baixa. Existem vários incentivos para as pessoas não pouparem no Brasil, entre eles o seguro-desemprego, planos de aponsentadoria bastante agradáveis, seguro-saúde, que embora seja precário é muito abrangente, e para os funcionários públicos, que compõem um boa parte da classe média ou classe que teoricamente seria poupadora, existem planos de carreira, estabilidade no emprego e aposentadoria com salários integrais.

Na China a população, mesmo a de baixa renda, poupa quase 50% da renda, pois lá inexistem planos de aposentadorias, os seguro-desempregos são recários e o mais importante: os chineses priorizam a educação dos filhos, então eles fazem o maior esforço possível para que os filhos tenham uma boa educação no futuro.




Já li outra explicação. Em razão da política do governo de restringir o número de filhos, as famílias tendem a "escolher" homens. Isto decorre da tradição de que os homens sustentam os pais idosos, o que não ocorre com as mulheres. Então, para garantir o futuro, existe esta preferência por filhos homens.

Por conta disto, o número de homens é proporcionalmente maior que o número de mulheres. Com isto, o homem para encontrar sua esposa deve pagar um "dote" considerável. A economia seria a forma de obter este dote e, com isto, casar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário