Translate

29 dezembro 2010

Por que...?

Ao longo do semestre solicitei aos meus alunos de graduação que fizessem uma pergunta interessante e sugerissem uma resposta. Nos próximos dias irei postar algumas destas perguntas e sua possível resposta. O texto em itálico é de autoria do aluno.

Por que o consumidor na compra de óculos oftalmicos, por exemplo, valoriza mais a marca do óculos à própria lente? Note que a lente é o motivo para ocorrer a compra. (Ana Paula F. de Mello)

Ao observar o comportamento dos consumidores de óculos de grau, podemos levantar um fato curioso. Em geral, gasta-se mais com a armação do que com a própria lente. Isso ocorre ao apego que eles tem com as marcas e grifes que estão em alta. E como a armação é escolhida antes da lente, pois só após a escolha da armação que é possível determinar as lentes que se adaptam ao seu tamanho, só após a escolha de um óculos muito caro sobra pouco dinheiro para uma lente de boa qualidade.

Isto também se verifica mesmo posteriormente várias explicações do técnico em ótica sobre a importância de uma lente com maior amplitude visual. E se o orçamento não comporta aquele óculos com uma boa lente, a melhor opção seria trocar a armação por uma de valor inferior - visto que o motivo da compra é corrigir um problema visual. Em geral, os clientes, principalmente as mulheres, tendem a não trocar a armação e acabam comprando as lentes mais baratas, alegando gostar muito da grife do óculos escolhido.


A resposta talvez também esteja no fato da marca de óculos ser facilmente identificada pelos amigos, o que não ocorre com a lente.

2 comentários: