Translate

01 novembro 2010

Persistência

Os caminhos da contadora Helenita Lima até a estabilidade foram bastante tortuosos. Ela sofreu, perdeu três escritórios (por causa de problemas com uma sócia, um assalto e um incêndio), mas conseguiu dar a volta por cima. Hoje, a Eficácia Contabilidade, de sua propriedade, atende a quase cem clientes em Realengo.

— Posso dizer que já enfrentei vários contratempos. Sempre que começava a me levantar, acontecia algo que me jogava novamente ao chão. Porém, nunca abaixei a cabeça e consegui sair de cada dificuldade ainda mais forte — conta Helenita.

Desde o início de sua trajetória profissional, a contadora sonha alto. Ela começou a trabalhar assim que concluiu o ensino médio. Fez curso técnico de contabilidade e ingressou em um faculdade de Ciências Contábeis. Ainda estudante, sonhava abrir seu próprio negócio.

— Em todas as empresas pelas quais passei, nunca me limitei a fazer somente o trabalho para o qual havia sido contratada. Por isso, aprendi muito e pude crescer rapidamente. Mas sempre soube que, nesse segmento, se eu não tivesse ensino superior, passaria o resto da minha vida como funcionária. Não era isso que queria para minha vida — diz a contadora.

Helenita se formou em 1994, mesmo ano em que abriu seu primeiro escritório, no Centro. Desde então, dá duro. Afirma que não esquece os tempos de tormenta, nos quais aprendeu a superar problemas.

Em 2000, por causa dos filhos pequenos, a contadora voltou a trabalhar em Realengo. Queria gastar menos tempo com locomoção. A opção se mostrou acertada, pois acabou ganhando muitos clientes na Zona Oeste.

— Meu maior desafio é conciliar as tarefas de casa e do trabalho. Mas estou conseguindo — afirma, rindo.

Hoje, Helenita colhe os frutos de seu empenho. Foi chamada para ser consultora do Sebrae, abriu uma outra empresa de assessoria contábil, é diretora da Associação Comercial de Bangu e está investindo no ramo de administração de condomínios.
— Mas, se me perguntarem como dou conta de tudo, não sei responder — diz, rindo.


Jornais de Bairro - Sacode a poeira e dá a volta por cima - 30 Out 2010 - O Globo
Por Simone Avellar

Nenhum comentário:

Postar um comentário