Translate

12 novembro 2010

Panamericano: Tentativa de Resumo do caso

As notícias sobre os problemas do banco Panamericano podem ser divididas em três frentes: o Banco Central (e eventualmente outros órgãos de regulação), a entidade Panamericano (e seu principal acionista, Sílvio Santos) e a questão contábil.

Reguladores

Com respeito aos reguladores, existe a suspeita que os problemas do banco começaram há mais de três anos é preocupante. Isto significa que as empresas de auditoria, a bolsa de valores, a CVM e, principalmente, o Banco Central foram convenientes.

Quando do lançamento das ações do banco na bolsa de valores, o Panamericano contratou a Deloitte para fazer sua auditoria. A IPO foi feita pelo UBS Pactual, BBI (Bradesco) e Itaú BBA. O Banco Central pretende repassar a culpa para o auditor.

O Banco Central esclareceu também que parte dos problemas ocorreu na área de cartões de crédito, onde o rombo pode chegar a 400 milhões. O Panamericano foi notificado dia 8 de setembro, antes das eleições. No dia 22 de setembro, o Panamericano admitiu os problemas e o controlador teve um encontro com o presidente da república.

A entidade

Naturalmente que o preço das ações do banco caíram na bolsa de valores. É interessante notar que na terça feira, antes da notícia aparecer no Estado de São Paulo, o volume de negociação era muito superior a média.

Para resolver o problema da entidade, comenta-se diversas soluções para o controlador, inclusive a venda. Isto foi sinalizado pelo presidente do Banco Central.

Questão Contábil

A empresa de auditoria do Panamericano, Deloitte afirmou estar colaborando com as autoridades.

Os problemas podem aumentar as chances de fiscalização das empresas de auditoria. Aqui o nome envolvido é o da Delloite. A nota divulgada pela Delloite é muito abrangente e pouca clara, como seria de esperar. Divulgou-se hoje o valor do pagamento pelo trabalho feito pela Delloitte: 12 milhões de reais (bem acima dos 95 mil reais que a KPMG irá receber do Banco do Brasil)

Durante o processo de aquisição, o Panamericano passou por uma due diligence da KPMG. Mas será difícil provar que esta empresa teve responsabilidade sobre os problemas

Entretanto, o problema do banco deverá afetar todo o setor de auditoria.

A divulgação do balanço trimestral, prevista inicialmente para hoje, foi suspensa. Uma nova data ainda não foi marcada.

Um comentário:

  1. "bem acima dos 95 mil reais que a KPMG irá receber do Banco do Brasil" Quem trabalha cerca de 30mil horas para receber 95 mi reais?? Tem boi na linha aí!

    ResponderExcluir