Translate

11 novembro 2010

Panamericano 7

A notícia dos problemas do banco Panamericano foi o grande destaque do dia anterior. Até a imprensa internacional, através das agências de notícias (Reuters, Dow Jones e Bloomberg) noticiaram o assunto. É interessante notar que a fonte básica foi o texto do Estado de São Paulo, postado neste blog.

Algumas notícias durante o dia de ontem mostraram que:

a) O diretor de Fiscalização do Banco Central, Alvir Hoffmann, disse que o problema é localizado.

b) O mesmo diretor levanta a possibilidade de que o rombo talvez seja maior, mas que uma visão mais abrangente pode demorar.

c) A descoberta do rombo foi por acaso, segundo declarações do diretor, quando o Bacen fez uma fiscalização "por acaso".

d) Para este diretor, não foi possível avisar a Caixa Econômica dos problemas.

e) o principal acionista foi pego de surpresa quando soube dos problemas do banco. Como a solução envolveu o patrimônio de Silvio Santos, ele foi o grande prejudicado na operação.

f) O empréstimo obtido por Sílvio Santos só foi possível com a garantia dos seus bens pessoais. O patrimônio de Sílvio Santos é estimado em quase 3 bilhões de reais. Ao contrário do que ocorreu com o Banco Nacional, onde o controlador não dispunha de bens para isto. Em outras palavras, o aporte de capital somente terá consequências para o acionista controlador.

g) Se o banco fosse liquidado, o rombo seria de 900 milhões de reais.

h) Uma eventual liquidação significaria responsabilidade para todos os sócios, inclusive a Caixa Econômica, que é controlada pelo Tesouro.

i) O comunicado da CVM diz que "parte desses números deveriam ser transferidos para "Bens Não de Uso Próprio" em razão de execuções por inadimplência ou liquidação antecipada pelos clientes.". O banco informa que "A companhia afirma também que o tratamento contábil que será dado à operação está sendo tratado junto ao Banco Central"

j) Ainda com respeito a parte contábil, uma nova auditoria deverá ser contratada.

k) Uma das consequências para a instituição deverá ser o rebaixamento da sua nota nas agências de rating. A Moody´s já ensaia algo do tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário