Translate

12 novembro 2010

Mais sobre o Panamericano

Tropa de choque

Desejo de Silvio Santos: quer a Polícia Federal no caso.

Para entender
Na crise da Lehman Brothers, boa parte dos bancos que operam com crédito consignado usaram sistema de contabilidade parecido com o que acabou gerando buraco de R$ 2,5 bilhões no Panamericano. Isto é, vendiam suas carteiras de crédito e não registravam o fato corretamente.

Simplesmente porque não sabiam como fazê-lo.

Para entender 2

Um deles, cujas contas eram auditadas pela KPMG, corrigiu o erro rapidamente, depois de quatro meses.

Dúvida cruel. Pode não ter sido a mesma equipe da consultoria a responsável pela auditoria no Panamericano. Mas será que a empresa não absorve aprendizados? Isto, no mínimo, é negligência.

Origem

Foi em reunião do conselho fiscal do Panamericano, não se sabe exatamente quando, que os conselheiros tomaram conhecimento do buraco. Ao questionarem o contador-chefe, ele desabafou: “Graças a Deus alguém fez a pergunta certa”. E despejou tudo que fez e sabia.

Origem 2

Corre forte pelo mercado que José Dirceu estaria por trás da costura da compra de parte do Panamericano pela CEF.

Cruzes

Quem é Rafael Palladino, ex-presidente do Panamericano, além de primo da mulher de Silvio Santos?

Um ex-boxeador que até hoje luta de maneira amadora. Inclusive com SS.

Mangalô...

O Citibank fez uma oferta de R$ 1,5 bilhão, em 2007, pela compra da totalidade das ações do Panamericano. Silvio Santos recusou. Fonte da coluna afirma que o apresentador não quis vender porque envolveria demissão de boa parte dos 5 mil funcionários. Outra fonte, porém, dá outro motivo: garante que o apresentador justificou sua decisão dizendo que o banco era o ativo mais lucrativo entre todos que possuía. Portanto, não via razão para se desfazer dele.

Qualquer que tenha sido a razão, o Citi teve sorte desta vez. É que o banco americano tenta, tenta, tenta há anos comprar instituição financeira brasileira e não consegue.


Direto da Fonte - Sonia Racy - 12 Nov 2010 - O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário