Translate

09 novembro 2010

Falta de transparência na norma da SEC

Andrew Sorkin discute (A Lack of Transparency in S.E.C. Disclosure Rule, NY Times) uma norma da SEC, reguladora do mercado financeiro dos Estados Unidos, sobre evidenciação.

Sorkin cita os casos da Microsoft e da Google, que optaram por divulgar informações contábeis nos sites, sem uma divulgação mais ampla. Segundo Sorkin, no dia 28 de outubro, as 4:15, a Microsoft publicou o relatório 8k. As 4:28 a empresa apresentou a informação para SEC. E meia hora depois, as 4:44, a imprensa tradicional foi avisada, através de um link para o site.

O Google divulgou os resultados do segundo trimestre e quatro horas depois a rede de notícias Reuters ainda não tinha informado.

Isto é um grave problema, numa época onde as transações são realizadas rapidamente e segundos podem ser relevantes.

O debate sobre a divulgação começou em 2006 com Jonathan Schwartz, então executivo-chefe da Sun Microsystems. Ele pressionou o SEC para permitir às empresas fazer revelações em seus sites, em vez de através de press releases que são amplamente distribuídas.


A discussão, de certa forma, envolve o papel da Internet na democratização da notícia do mercado de capitais, conclui Sorkin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário