Translate

13 outubro 2010

Presentes

Dicas para não estourar o orçamento no Natal:

1. Faça uma lista com o nome das pessoas que quer presentear e uma estimativa para o valor máximo que pretende gastar com cada item.

2. Caso a lista tenha ficado grande demais, pense em alternativas para reduzir o número de presenteados — como um presente único para uma família ou a adoção de amigo oculto (ou secreto) para um grupo de amigos ou parentes.

3. O preço dos presentes deve ser estabelecido de acordo com seu orçamento. É importante resistir a gastar além de suas possibilidades. A criatividade pode ser uma boa aliada para a economia, já que pequenas lembranças podem agradar tanto quanto presentes mais caros.

4. Faça uma pesquisa na internet e nas lojas antes de começar as compras. Compare preços e peça descontos para compras à vista ou em quantidade.

5. Quanto antes começar as compras, maior será a chance de encontrar preços mais baixos e maior variedade de produtos.

6. Se por acaso encontrar um presente que goste muito, mas que ultrapassa o limite estabelecido, faça um esforço para descontar a diferença em outro item.

7. Comece desde já — no salário de outubro — a separar algum dinheiro para as compras de Natal. É melhor parcelar os gastos antes de dezembro.

8. Os ingredientes da Ceia de Natal também podem afetar, e muito, o orçamento. Itens que não são perecíveis podem ser comprados com antecedência com preços menores, como bebidas e azeite. Nozes e aves típicos de Natal começam a aparecer com mais força nas prateleiras nas próximas semanas.

9. Na véspera do Natal, alguns supermercados podem fazer promoções. Mas, neste caso, há risco de não se encontrar exatamente o que queria. Avalie a melhor opção.

10. Resista à tentação de ultrapassar os limites que estabeleceu. Lembre-se que o início de ano reserva gastos extras, como matrícula escola, IPTU e IPVA. Com isso, dívidas acumuladas no Natal podem acabar se arrastando por todo o primeiro semestre do ano seguinte.


Dez dicas para não passar dos limites - 4 Out 2010 - O Globo

Acrescento mais uma: se for economista, tire cópia do artigo da AER que prova que presentear é irracional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário