Translate

15 outubro 2010

Passivo governamental

A questão do passivo governamental é complicada, mesmo em países desenvolvidos. A recente dificuldade de aprovação do aumento na idade da aposentadoria na França é um sinal dos enormes poderes dos beneficiários do setor público.

A revista The Economist fez um cálculo simplista da situação dos pensionistas dos Estados Unidos. Em algumas cidades daquele país, é comum a aposentadoria aos cinqüenta anos, com valores dos últimos salários.

Meredith Whitney, analista financeira, que previu a crise bancária, acha que os Estados da América poderá ser a próxima fonte de risco financeiro sistêmico.

A questão de determinar o valor do passivo é complicado, já que boa parte dos valores está fortemente vinculado ao futuro. Mas usando uma taxa de desconto de 8%, estima-se um passivo de 5,3 trilhões de dólares, para ativos de 1,9 trilhão.

Mas parte do problema refere-se a questão contábil. A The Economist propõe que os contribuintes sejam informados claramente das promessas de pagamentos futuros para os servidores públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário