Translate

01 outubro 2010

Irlanda

A Irlanda revelou nesta quinta-feira a quantia final de quase 40 bilhões de euros para resgatar os bancos do país, dizendo que terá de fazer cortes orçamentários mais drásticos.

O banco central irlandês estimou que o maior valor para reestruturar o nacionalizado Anglo Irish Bank será de 34 bilhões de euros, e o governo do primeiro-ministro Brian Cowen disse que terá de injetar mais 5,4 bilhões de euros das contas públicas no Irish Nationwide Building Society.

O ministro das Finanças, Brian Lenihan, disse que o custo da crise bancária irlandesa é "horrenda".

Lenihan afirmou ainda que o Estado também deve ter uma parcela majoritária no Allied Irish Banks, que precisa de mais 3 bilhões de euros em capital até o fim do ano.

O nível de apoio do governo ao sistema bancário continua "gerenciável", disse o ministro, mesmo que eleve o déficit de 2010 para a taxa recorde de 32 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) --mais de 10 vezes maior que o teto estabelecido pela União Europeia.


Irlanda revela enorme valor de resgate a bancos - Carmel Crimmins - Reuters

O PIB da Irlanda é de 202 bilhões de dólares ou cerca de 150 bilhões de euros. Ou seja, corresponde a quase um quarto da economia da Irlanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário