Translate

06 outubro 2010

Estrangeiras na Bovespa

A BM&FBovespa inicia hoje a negociação de recibos de ações (Brazilian Depositary Receipts, os BDRs), de dez grandes empresas estrangeiras – as chamadas “blue chips”. O primeiro lote envolve BDRs da Apple, Google, Bank of America, Arcelor Mittal, Goldman Sachs, Avon Products, Wal Mart Stores, Exxon Mobil, McDonald’s e Pfizer.

Os chamados recebidos de depósitos de ações são papéis de companhias sediadas fora do país, que passam a ser negociados na bolsa local, custodiados por um banco local e que oferece ao acionista o direito sobre todos os dividendos e ganhos de capital. Ou seja, em vez de comprar ações de companhias estrangeiras nos mercados externos, agora os brasileiros podem comprá-las na BM&F Bovespa, sob a forma de um BDR.

O lançamento envolve BDRs "não patrocinados", ou seja, que não têm o envolvimento das empresas emissoras no fornecimento de informações ao mercado, por exemplo. Justamente por isso, o novo produto só poderá ser negociado por instituições financeiras, fundos de investimento, além de administradores de carteira e consultores de valores mobiliários autorizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) – estes dois últimos somente utilizando recursos próprios.

Já os investidores pessoas físicas, no entanto, só poderão participar da nova modalidade de investimento por meio de fundos de investimento. A negociação será no mercado de balcão organizado do segmento Bovespa.

A filial do Deutsche Bank aqui no Brasil é a instituição financeira responsável pela emissão desses recibos, que são considerados investimento no exterior.


Apple, Google e MCDonald's agora na BM&FBovespa - Flavia Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário