Translate

06 outubro 2010

A contabilidade ...

Muitas empresas pedem concordata ou vão à falência nos primeiros dois anos de vida. O percentual é altíssimo: 70% a 80%. O que as leva a essa situação mesmo tendo bons produtos, quando têm bom marketing e bom RH?

A resposta é que todas foram mal administradas. Não deram atenção e não exigiram uma boa contabilidade e não deram atenção aos relatórios. Vejo empresários que ainda pensam que contabilidade é coisa para o Imposto de Renda. Erro crucial. Se tivessem uma boa contabilidade e se prestassem atenção aos seus relatórios, garanto que os percentuais de concordatas e falências seriam muito menores.

A contabilidade mostra se a empresa vai bem. Uma empresa à qual dei consultoria estava matando o dono de susto – porque ora tinha lucro, ora prejuízos. Tinha contabilidade, mas ninguém olhava os relatórios. Pedi as demonstrações contábeis e lá estava o erro. Os insumos da produção eram registrados como “despesa”. O dono estava quase tendo um ataque cardíaco. Feitas as alterações, o problema maior foi resolvido. E conseguiu-se ver quais produtos eram rentáveis.

Em uma consultoria, pergunto logo se o dono olha as demonstrações contábeis. Quando ele os vê uma vez por ano, já sei onde procurar falhas. Relatórios contábeis devem ser examinados todos os meses! Outra avaliação é saber se a empresa se preocupa com a contabilidade. Se não dá a mínima não adianta olhar os relatórios.

Uma contabilidade malfeita gera maus relatórios para as empresas. A contabilidade foi “descoberta” em 1494. Tem mais de 500 anos de serviços para as administrações.

A contabilidade se presta também para se pagar menos Imposto de Renda. Mas, em primeiro lugar, são os donos que devem se interessar. As corporações mais bem-sucedidas são as que dão valor a essa simples e excelente ferramenta da administração. Saber o que a empresa é e como está. Entender sua lucratividade. Tudo em uma empresa gira em torno de uma só ferramenta, simples de se ter e de acompanhar. Se você pretende ser um bom empresário, não esqueça: comece sua administração pela contabilidade.


Como administrar sua empresa - NUNO DE LIMA NETTO, PROFESSOR E CONSULTOR DE EMPRESAS
6 Out 2010 - A Noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário