Translate

06 agosto 2010

BNDES e contabilidade confusa

O BNDES sofreu o escrutínio da revista “Economist” que chegou às bancas britânicas ontem. A reportagem de capa, chamada “Leviatã S.A.”, analisa o ressurgimento da mão do Estado no setor produtivo, para assegurar o crescimento da economia e a criação de empregos. Segundo a “Economist”, isso ocorre tanto em países ricos — o governo americano, por exemplo, tem hoje uma fatia da General Motors — quanto nos emergentes Brasil, Índia e China.

No Brasil, o BNDES representaria essa mão do Estado. A “Economist” cita o empresário Eike Batista, para quem o BNDES é “o melhor banco do mundo”, e o ex-presidente da instituição, Luiz Carlos Mendonça de Barros, que a chama de ovo da serpente, referência ao filme de Ingmar Bergman sobre as origens do nazismo.

O BNDES, diz a “Economist”, está envolvido na campanha das eleições presidenciais. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já comandou o banco, e seu atual presidente, Luciano Coutinho, é visto como sucessor de Mantega se Dilma Rousseff for eleita, afirma a revista.

Outra crítica diz respeito ao crescimento excessivo do BNDES. “Este ano, deve financiar 40% do investimento total do Brasil em indústria e infraestrutura, o dobro do período 2004-2006. Depois, dizem os críticos, seus empréstimos são subsidiados e seus balanços, obscuros”, afirma a “Economist”. Outra crítica é o BNDES emprestar para grandes empresas, como Petrobras, JBS e Marfrig.

O diretor de Planejamento do BNDES, João Carlos Ferraz, rebate afirmando que os empréstimos para JBS e Marfrig foram decisões comerciais. Ele explica que os subsídios são inferiores a US$6 bilhões anuais e que não elevam a dívida pública líquida.

Mas, afirma a “Economist”, há críticas mais difíceis de rebater. O BNDES parece ter expandido demais seu crédito. Mesmo com a recuperação da economia este ano, seus empréstimos continuaram a subir. Além disso, ele está prejudicando o desenvolvimento do setor financeiro. “Os bancos comerciais precisam entrar no empréstimo corporativo de longo prazo. Mas enquanto Petrobras, Vale e JBS tiverem crédito subsidiado do BNDES, por que entrariam?”, argumenta a revista. “Algumas das críticas do BNDES são questionáveis. Mas o banco está crescendo rápido demais. E precisa de maior transparência e muito mais concorrência”.


Para ‘Economist’, um tentáculo do Leviatã - O Globo - 6 ago 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário