Translate

16 julho 2010

L´oréal

França prende quatro por escândalo L'Oréal
O Globo - 16 julho 2010
Deborah Berlinck

PARIS. Quatro pessoas ligadas à bilionária Liliane Bettencourt — principal acionista do grupo L'Oréal — foram detidas ontem para prestar esclarecimentos sobre o escândalo de uma suposta evasão fiscal e lavagem de dinheiro de uma das mulheres mais ricas da França. Entre os presos está Patrice de Maistre, gestor da fortuna de Bettencourt, e o fotógrafo de celebridades François-Marie Banier, que ganhou cerca de 1 bilhão em presentes da bilionária.

Denúncias resultam na abertura de 3 investigações

Além do gestor e do fotógrafo, foram detidos pela polícia financeira o ex-advogado tributarista da bilionária, Fabrice Goguel, e o administrador da ilha de Arros, nas Seychelles, Carlos Vejarano. Segundo o jornal “Le Monde”, as investigações mostram que a ilha teria sido comprada por “centenas de milhões de euros” sem o conhecimento do fisco.

O escândalo — deflagrado após a revelação de gravações telefônicas feitas pelo mordomo de Bettencourt — desencadeou três investigações: uma sobre o financiamento ilegal do UMP, o partido do presidente Nicolas Sarkozy, que teria recebido dinheiro da bilionária ilegalmente para sua campanha presidencial; outra sobre as evasões fiscais da bilionária e ainda uma terceira, sobre um eventual conflito de interesses do ministro Eric Woerth.

Um dos ministros-chave do governo Sarkozy, Woerth, que hoje ocupa a pasta do Trabalho, empregou sua mulher, Florence, na empresa que administra a fortuna de Bettencourt e é citado nas gravações como um “bom amigo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário