Translate

21 julho 2010

Fraude em Pombal

A Policia Judiciária deteve ontem o contabilista que é suspeito de ter desviado cerca de 500 mil euros da Câmara de Pombal. Vítor Leitão, 58 anos, estava a ser vigiado pela Polícia e foi apanhado, com uma mulher brasileira, a levantar dinheiro num banco, em Leiria.

O suspeito, que começou a ser interrogado por um juiz, ao início da noite de ontem, terá caído numa ratoeira armada pelos investigadores da Directoria do Centro da Polícia Judiciária (PJ(, que também apanhou a mulher que o acompanhou ao banco, ontem de manhã.

Depois de a Câmara de Pombal se ter queixado do desfalque, na sexta-feira à noite, a PJ interrogou Vítor Leitão, no dia seguinte, e não o sujeitou logo a interrogatório judicial. Deixou-o em liberdade, mas manteve-o sob vigilância e, ontem de manhã, ele fez o mais óbvio: dirigiu-se a um banco, para levantar dinheiro que se presume ter desviado, por via informática, de uma conta da Câmara de Pombal no BPI. A PJ acompanhou os movimentos de Vítor Leitão e da referida mulher e apanhou-os já com a mão na massa.

O levantamento suscitou a hipótese de Vítor Leitão pretender fugir. E sendo o perigo de fuga pressuposto para a prisão preventiva, é provável que o arguido fique sujeito a esta medida de coacção - à hora de fecho desta edição, era desconhecido o resultado do interrogatório judicial, no Tribunal de Pombal.

À beira da reforma

Vítor Leitão era funcionário da Câmara de Pombal há 33 anos e tinha requerido a aposentação antecipada, o que deveria conseguir no próximo mês de Setembro. Segundo as informações recolhidas pelo JN, o técnico superior não tinha autonomia para fazer transferências bancárias, na secção de contabilidade da autarquia, onde estava colocado. Para o efeito, necessitava do aval de um superior hierárquico.

A verdade, porém, é que Vítor Leitão começou a fazer transferências da uma conta bancária da Câmara para outras, a partir do final do ano passado. Tem-se comentado que, para o efeito, ele terá obtido ilicitamente a palavra- passe que permitia, informaticamente, movimentar a conta da autarquia, mas não foi possível confirmar essa informação. Resta também apurar a identidade dos titulares das contas a que se destinou o meio milhão de euros, sendo provável que pertencessem a terceiros que, posteriormente, transferiam uma parte do dinheiro para Vitor Leitão.

Foi por mero acaso que o funcionário foi apanhado, a dois meses da reforma. Na última sexta-feira, terá sido detectada uma nota contrafeita num depósito em numerário da autarquia, o que suscitou a análise dos movimentos dessa conta no BPI e a detecção dos desfalques.

No dia seguinte, Vítor Leitão assumiu os crimes perante a PJ, demitiu-se do cargo de vogal do Núcleo Sportinguista de Pombal e, em declarações à Radio Cardal, justificou-se: "[Fui] enrolado por indivíduos que me iludiram com situações estranhas de empreendimentos turísticos no Brasil. Estava convencido que iria buscar algum dinheiro e levaram-me a cometer esta loucura".

Vítor Leitão não tem carta de condução e, ontem de manhã, uma funcionária do referido Núcleo Sportinguista conduziu-o até Leiria. Frequentadores do Núcleo ouvidos pelo JN contaram que Vitor Leitão manteve sociedade, entre Maio e Junho deste ano, numa "boite" de Alfeizarão onde trabalhavam cidadãs brasileiras. Um dos três sócios do estabelecimento terá, entretanto, desaparecido de circulação.

Vítor leitão, ontem, no tribunal de Pombal, ainda antes de começar a ser inquirido por um juiz de instrução


Contabilista da Câmara preso a levantar dinheiro - Jornal de Notícias - 20 jul 2010
NELSON MORAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário