Translate

27 maio 2010

Valor Justo para Bancos dos EUA

O Fasb, órgão normatizador da contabilidade nos Estados Unidos, está propondo uma discussão sobre a ampliação da adoção do valor justo para as instituições financeiras daquele país, informou o New York Times (Mark-to-Market in Proposed Accounting Standards Overhaul, 27/5/2010) e o Wall Street Journal ('Fair Value' Plan Could Cost Banks, Michael Rapoport, 27/5/2010).

O centro da discussão diz respeito a influencia sobre uma potencial crise financeira. As instituições financeiras já usam o valor justo em alguns títulos. A proposta é expandir para os empréstimos.

Para os bancos, isto poderia significar grandes perdas em momentos de dificuldades da economia. Por este motivo, a entidade que defende os interesses dos banqueiros, a American Bankers Association, é totalmente contra a mudança proposta e divulgou um comunicado sobre os efeitos das mudanças, informou o New York Times.

Já o Fasb acredita que a mudança poderá aumentar a confiança dos investidores, ao exigir o reconhecimento imediato das perdas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário