Translate

19 maio 2010

Os EUA irão adotar a IFRS?

Esta é uma boa pergunta e uma postagem do blog Accounting Principles responde:

Tendo dedicado uma parte importante da minha carreira na compreensão do impacto das IFRS e da questão da convergência, sob a perspectiva dos EUA, estou convencido de que a chance de que qualquer empresa dos EUA seja forçada a mudar da versão atual do US GAAP para a versão atual da IFRS é absolutamente zero.


As razões apresentadas:

a) a grande maioria das empresas dos EUA não são obrigadas a adotar um norma contábil específica pois são empresas fechadas.
b) Para as empresas abertas, a SEC já sinalizou que somente haverá adoção da IFRS quando a diferença entre o US GAAP e a IFRS for menor. Ou seja, quando isto ocorrer a alteração será tranquila;
c) A idéia de ceder o controle de uma norma para uma entidade estrangeira é considerada impensável para muitos nativos dos EUA;
d) As forças do mercado não estão pressionando para a mudança.

Um comentário:

  1. Cesar. Veja só que coisa interessante. No Brasil, diferentemente dos EUA, as empresas "fechadas" estão sendo instigadas a adotar IFRS através de resolução do CFC, enquanto que as S/A e as fechadas de grande porte precisaram de uma Lei, delegando a CVM a adoção de normas dos principais mercados (via tradução do CPC). No Brasil a transição (que foi de alguns meses) foi muito estranha! Se o principal mercado não está adotando ou adotará de forma parcial, não estaríamos descumprindo a Lei das S/A ao adotar as IFRS? Saímos de de vez do guarda chuva dos USGAAP para IFRS sem nenhuma restrição!

    ResponderExcluir